1. Início
  2. Pesquisa
  3. Linhas de pesquisa

Nossas linhas de pesquisa

No Grupo de Estudos Sobre Direito, Inovação e Desenvolvimento (GEDID), conduzimos pesquisas interdisciplinares que exploram as relações complexas e cruciais entre Direito e Economia, sempre com a convicção de que a livre iniciativa e a valorização do trabalho são os motores para a promoção e o respeito à dignidade da pessoa humana.

Nossas duas linhas de pesquisa refletem nosso compromisso com a análise das normas jurídicas que moldam o mercado e a sociedade, buscando a eficiência, a segurança jurídica e o progresso em um mundo de constante transformação.

Retrato de Roberto Campos

"A política industrial que nos convém se reduz a umas poucas regras de bom senso. A primeira é que o mais importante incentivo ao progresso é assegurar-se liberdade empresarial, pela abolição de monopólios estatais e reservas de mercado. A segunda é aumentar a previsibilidade econômica, pela estabilização de preços. A terceira é que, antes da concessão de incentivos, é necessário remover obstáculos, pois que, isso feito, na maioria das vezes o mercado cuidará de si mesmo."

Roberto de Oliveira Campos, Economista, diplomata e político brasileiro

Linha de Pesquisa

Direito e Desenvolvimento

Investiga a interface entre o Direito e a Economia, com foco na análise dos impactos jurídicos sobre a atividade econômica. A linha abrange estudos sobre diferentes ramos do Direito e suas repercussões no desenvolvimento econômico, valendo-se de referenciais da Análise Econômica do Direito para avaliar a eficiência, os incentivos e as consequências das normas jurídicas sobre a livre iniciativa, a geração de trabalho e a promoção do bem-estar social.

Retrato de Friedrich A. Hayek

"O curioso desafio da ciência econômica é demonstrar aos homens quão pouco eles realmente sabem sobre aquilo que imaginam poder planejar."

Friedrich A. Hayek, Prêmio Nobel de Ciências Econômicas em 1974

Linha de Pesquisa

Direito, Inovação e Tecnologia

Analisa os desafios e oportunidades decorrentes da transformação digital contínua, considerando as interações entre o Direito, a inovação e as novas tecnologias. Busca compreender como as mudanças tecnológicas afetam a criação, a interpretação e a aplicação das normas jurídicas, abrangendo temas como proteção de dados, inteligência artificial, propriedade intelectual, regulação de plataformas digitais e os impactos da inovação sobre a ordem econômica e social.